quarta-feira, 22 de novembro de 2017

COMIDAS TÍPICAS DE JOINVILLE?

Joinville é considerada a maior cidade de Santa Catarina. Possui muitas indústrias, muitos engenheiros, muitos residentes que não são naturais daqui. E por isso, aceita muitas cultuas, muitos sotaques, é uma cidade bastante receptiva.

Mas quando recebemos alguém de fora no que nossa culinária pode surpreender e trazer alguma novidade?

Pois bem... Estes críticos decidiram observar em todas as suas saídas de Joinville que alimentos tiveram dificuldade em encontrar. Não são pratos exclusivos de Joinville, mas certamente dizem muito sobre nós:

1) Marreco recheado: o delicioso marreco recheado é tradicionalíssimo em Joinville. Também já comemos em Jaraguá do Sul, cidade vizinha. Geralmente vem acompanhado de repolho roxo, purê de maçã e nhoque de batata doce recheado com banana. Nossa indicação é por experimentá-lo numa subida à Serra Dona Francisca, apreciando as belezas naturais da nossa região, parar para tomar um café na serra e, se estiver calor, tomar banho de rio no Quiriri.

2) Chineque: sempre temos muita dificuldade para explicar para um não joinvilense o que é chineque. Mas, não precisamos fazer este esforço aqui, porque encontramos a receita desta iguaria no Youtube e sua descrição na Wikipédia:

Chineque (do alemão Schnecke, caracol) é um pão doce de origem alemã, tradicional também em regiões de imigração e colonização germânica, como por exemplo na região de Filadélfia (EUA) ou na região Sul do Brasil.[1][2] Tradicionalmente, o chineque era um doce consumido nas manhãs de sábado nos lares alemães. O nome "chineque" vem do palavra em alemão Schnecke, que significa caracol.[3][4]

No Brasil, onde é consumido especialmente em Santa Catarina e no Paraná, um chineque é simplesmente um pão doce (não necessariamente enrolado nem lembrando um caracol).[4] Um chineque pode ser desde um simples pães doce até chineques com coberturas variadas, tais como caldas de cocobananafarofa doce, morangoamoras, etc.[3][5]

Em JoinvilleSanta Catarina, o chineque é considerado um doce típico.[6] É um pão doce. Também no Paraná (mais especificamente na região de Curitiba) chineque é em geral um sinônimo para pão doce.[7][8]Em outras regiões de Santa Catarina e do Paraná, também é conhecido como chineca ou massinha.

3) Cervejas artesanais: começou como modinha, mas veio para ficar. O joinvilense não quer mais saber de cervejas ralas e de baixa qualidade, o paladar evoluiu e agora o joinvilense prefere tomar um bom pint do que várias latinhas de cerveja de segunda. Aqui no blog é possível encontrar reviews de boas cervejarias como The Old McGallagher, Clover Pub, Mais Bier Brewpub e Volksbier.

4) Cuca: é um alimento consumido em todo o Sul do Brasil, não apenas em Joinville, mas não poderia faltar. Todo joinvilense adora cuca e por causa disso temos até um Festival das Cucas.

5) Cará: honestamente, nós nunca comemos cará fora de Joinville. Outras raízes sim, sem dúvida, mas o cará somente com o molho da carne, em Joinville. Por aqui havia até uma Festa do Cará.

6) Sagú de vinho com creme: sem dúvida a sobremesa mais comum em Joinville, quase todos os restaurantes da cidade disponibilizam uma cortesia de sagú de vinho com creme após a refeição. Em nossas viagens, notamos que brasileiros de outras regiões do Brasil que não a Região Sul, não conheciam o sagú, que é feito da fécula da mandioca, cozido com vinho e servido com esse creme de baunilha.

7) Empadas Jerke: sem dúvida o programa mais tradicional Joinville é comer empada no Jerke. Não são tão boas quanto as empadas mineiras, são bastante gordurosas, mas também são deliciosas e representam muito da nossa cultura. Recomendamos!

E assim concluímos nosso post sobre as comidas típicas de Joinville. Deixe seu comentário sugerindo alimentos que para você fazem parte da nossa cultura. Abraço!